Mediação Pedagógica e o uso da tecnologia
Ao longo da História da Educação, não se valorizou o processo de ensino e aprendizagem que contemplasse o uso adequado das tecnologias, de maneira a tornar eficaz este processo. A desvalorização da tecnologia da educação liga-se estritamente às experiências nas décadas de 1950 e 1960, onde procurava-se impor nas escolas, o uso de técnicas baseadas em teorias comportamentais, que defendiam o rigor excessivo e o tecnicismo para que fosse possível construir um plano de ensino, definir objetivos e, segundo Marcos Masetto, implantar a instrução programada.
O Tecnicismo surge com a demanda de moldar a sociedade conforme o industrialismo e tecnologias da época, ou seja, as escolas estavam focadas em formar "trabalhadores". O diálogo entre aluno e professor, de maneira interacionista, não acontecia. A ideia central era transmitir conhecimentos e o uso dos livros didáticos estava sempre presente.
Segundo o autor Marcos Masetto, há dois fatos que trazem à tona a discussão sobre a mediação pedagógica e o uso das tecnologias. Inicialmente é o surgimento da informática e da telemática e depois, o tipo de debate fica por conta da abertura que está havendo para a formação que os futuros professores estão recebendo nas universidades, que são de suma importância para a futura atuação docente.
Atualmente, a tecnologia é, ou deveria ser vista, como um meio/instrumento significativo de promoção à aprendizagem. As reflexões no processo de aprendizagem e tecnologia, para Marcos Masetto, estão ligadas a quatro elementos: o conceito de aprender, o papel do aluno, o papel do professor e o uso da tecnologia. Ressalta, aqui, a diferença do processo de ensino do processo de aprendizagem. É importante que os professores reflitam em sua prática, pois muitas vezes pensa-se somente no processo de ensino, que ás vezes pode ser adequado para uns e não adequado para outros, tornando-se necessário o planejamento que pense na aprendizagem dos alunos, ou seja, um ensino que contemple as necessidades da turma, em comum. O professor, fundamentalmente deve ser criativo e disposto ao diálogo, pois deve buscar juntamente com o aluno soluções para situações novas e inesperadas, sempre lembrando que, cada aluno é único e diferente de todos. Mesmo que haja a segurança de aprendizagem com o ensino tradicional e que esta reflexão proposta não seja fácil, é urgente fazê-la! Não falamos aqui, em simplesmente substituir o quadro negro por uma lousa digital ou então, elaborar aulas no power point e datashow, pois as técnicas precisam estar coerentes com os novos papeis do aluno e do professor, visando o ensino contemplador e incentivador e a aprendizagem significativa. A tecnologia somente será efetiva se adequada ao processo de maneira adequada.
As Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) estão cada vez mais presentes em nossa vida, o desafio é torná-las efetivas e emancipatórias. Elas podem ser definidas como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de maneira integrada e com um objetivo em comum. As TIC's não são utilizadas somente na escola e sim na indústria, comércio, investimentos, etc. O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização dos processos, porém foi através da Internet que as TIC's ganharam espaço. Segundo postagens do site Info Escola, criações como e-mail, chat, fóruns, agenda, grupos online, comunidades virtuais vieram revolucionar os relacionamento humanos.
Além de integrar diversos campos, as TIC's na educação tem grande importância. Na educação presencial são vistas como potencializadora dos processos de ensino e aprendizagem e na educação a distância, apresentam uma evolução ainda maior, pois contemplam os ambientes virtuais de aprendizagem, onde alunos e professores tem a possibilidade de trocar informações de maneira eficaz, contemplando os trabalhos grupais, fóruns e debates construtivos.A inclusão digital tende a tornar-se um marco nos processos de TIC's, pois vivemos na era da informação. Porém, é importante refletir nas diferenças conceituais de informação e conhecimento, onde as informações tornam-se eficazes somente com o conhecimento contemplado.
Referência:
Novas tecnologias e mediação pedagógia. Disponível em https://books.google.com.br/books?id=i7uhwQM_PyEC&printsec=frontcover&hl=pt-br&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
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