PLANEJAMENTO
TÍTULO: Trabalhando adjetivos com a ferramenta Hot Potatoes
CONTEÚDO: Adjetivos
FAIXA ETÁRIA: 5º ano do ensino fundamental.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS COM ESTE PLANEJAMENTO:
-> Produzir textos aplicando as aprendizagens linguísticas dos diferentes gêneros textuais;
-> Ler, compreender e interpretar os adjetivos em diferentes áreas do conhecimento;
-> Utilizar conceitos aprendidos em aula para realizar atividades;
-> Compreender a função e a utilização dos adjetivos;
-> Conhecer e aplicar o uso do adjetivo em suas produções e atividades;
-> Desenvolver autonomia na utilização das ferramentas de informática;
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Estas atividades serão realizadas com alunos do 5º ano do ensino fundamental, na disciplina de língua portuguesa com os adjetivos. Primeiramente deverá ser feito uma sondagem para saber se os alunos tem algum conhecimento prévio sobre os adjetivos e a informática, no caso a ferramenta Hot Potatoes. Para tanto, as atividades estão separadas em momentos, conforme especificados abaixo:
1º momento:
A abordagem inicial dos adjetivos será realizada da seguinte maneira: o professor ou professora pedirá aos alunos que observem todas as coisas presentes na sala de aula: os tamanhos, cores, se há janelas e onde se localizam, as quantidades, se a sala é limpa, espaçosa, confortável, ou seja, todas as características do espaço físico. Após, serão orientados para que, em grupos, listem as palavras que falaram. A seguir, será proposto a construção de um texto descritivo com os alunos, onde o professor registrará estas falas no quadro, focando o uso dos adjetivos. Após isso, os alunos devem copiar o texto construído no caderno e relacionar, com a ajuda do professor, as palavras que caracterizam a sala de aula, ou seja, os adjetivos.
2º momento:
A turma se organizará em duplas e a professora entregará impresso o poema “As borboletas” de Vinícius de Moraes. Será solicitado que os alunos leiam e identifiquem algumas características que, após, serão refletidas em uma roda de conversa entre os alunos e o professor, tudo no contexto dos adjetivos, destacando suas classificações e gêneros.
Imagem 01: Poema "As Borboletas".
3º momento:
A turma deverá organizar-se para ir à sala de informática, onde pesquisarão informações sobre os adjetivos e criarão um documento de texto nos computadores, digitando o que considerarem pertinente. Após, será explicado como deverá ser feito o manuseio das ferramentas já elaboradas pelo professor através do Hot Potatoes. Lembrando que, estas atividades estão propostas visando a potencialização da aprendizagem. Foram disponibilizadas 3 atividades, conforme descritas abaixo:
JClose (produz exercícios de preencher lacunas):
A opção "Verificar resposta!" irá fazer a soma em porcentagem dos acertos.
A opção "Legenda" trará uma letra como pista de preenchimento das lacunas.
Imagem 02: Representação da atividade JClose com lacunas a completar.
Imagem 03: Representação da atividade JClose com lacunas sendo completas.
JCross (permite a elaboração de palavras cruzadas):
Basta clicar no número e as pistas horizontais ou verticais irão aparecer ao superior da tela.
A opção "Dica" adiciona uma letra correta.
A opção "Responder" irá adicionar a palavra digitada na cruzadinha.
Para finalizar e ver a porcentagem de acertos, basta clicar em "Verificar resposta".
Imagem 04: Representação da atividade JCross com questões e
espaços a ser respondidos.
Imagem 05: Representação da atividade JCross com espaços
completados e porcentagem de acertos.
JQuizz (produz testes de respostas curtas):
Nesta atividade, basta clicar na opção que julgar correta para responder a pergunta.
Após, clicar em => para prosseguir com a próxima questão.
Há a possibilidade de ver todas as perguntas como está exemplificado na imagem 07.
Imagem 06: Representação da atividade JQuizz com mensagem de acertos.
Imagem 07: Representação da atividade JQuizz com espaços
completados e porcentagem de acertos.
-----------------------------------------------------------------------------------------
Professores e professoras, o Hot Potatoes, além de ser um recurso de fácil de abordar, nos permite tornar o processo de aprendizagem significativo, conforme já falamos. Vocês podem utilizar as cores, assuntos e temas que preferirem! Aproveitem este recurso!
Nenhum comentário:
Postar um comentário